quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CIDADES FANTASMA

O professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo do CTU, Nestor Razente, lançou o livro "Povoações abandonadas no Brasil" que faz um levantamento inédito sobre cidades brasileiras que morreram, ou seja, perderam suas populações, deixando um rastro de ruínas, além do registro histórico. 








O autor explica que oito cidades brasileiras deixaram de existir entre os séculos 19 e 20 - Ararapira (PR), Biribiri (MG), Airão Velho (AM), Desemboque (MG), Bom Jesus do Tocantins (TO), Cocori (SE), Fordlândia (PA) e Ouro Fino (MG). Destes municípios o professor conseguiu visitar pelo menos três, onde fez um levantamento sobre as ruínas, condições topográficas, além de registros fotográficos. Os demais o professor conseguiu reunir materiais inéditos, que estão organizados no livro em 372 páginas, com 97 imagens. 

Mais informações: 



LEVANTINISMO???

TCC espanhol apresenta um novo conceito que representa a tendência a suspender as regras que regem o território no momento em que era comum aos espanhóis possuírem uma segunda casa. 
LEVANTINISMO, no Oriente significa as pessoas originárias de grupos sociais inferiores, que aspiram ascender socialmente redundando em deformações específicas de consciência e atitude. A pretensão do indivíduo em ser o que não é gera o anseio de imitar modelos de um grupo social mais alto.

(O Processo Civilizador 2: Formação do Estado e Civilização)


E a história se repete...

Há mais de 15 anos pesquisando sobre a preservação do patrimônio nas cidades brasileiras e ainda encontrando manchetes sobre o descaso com a história em nosso país.


http://oglobo.globo.com/rio/crescimento-da-cidade-derruba-palacios-igrejas-casarios-20586381