Follow by Email

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO AUXILIA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL VIA INTERNET

LENÇÓIS - PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL DESDE 1973

Nos tempos das pedras preciosas Lençóis foi um pólo importante da Chapada Diamantina (BA). Atualmente vive de suas atrações turísticas tanto históricas com casarios coloniais do final do século XIX, quanto naturais com cachoeiras, belas paisagens e até pinturas rupestres.

Pesquisando mais informações na internet, encontrei um website que é fruto da "dissertação de mestrado de Lorena Claudia de Souza Moreira realizado através do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa intitulada Patrimônio Cultural e Tecnologias de Informação e Comunicação. Estudo de caso em Lençóis, na Bahia trata das Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial à hipermídia, aliadas ao patrimônio cultural, com destaque para o patrimônio arquitetônico.

A pesquisa é orientada por Profa. Dra. Alina Santiago (UFSC) e Profa. Dra. Vania Ulbricht (UFSC) e conta com o apoio do Prof. Dr. Arivaldo Amorim, coordenador do Projeto Lençóis (UFBA).
Além da implementação do website do patrimônio arquitetônico de Lençóis (http://www.projetolencois.org), foi criado um canal de vídeos no portal You Tube (http://br.youtube.com/user/projetolencois). Para isso as informações adquiridas foram sistematizadas e apresentadas em etapas de criação do ambiente, desde a produção e seleção de dados, a organização da informação, a proposição da interface, o tratamento dos dados até a implementação e análise de resultados.
A organização e disponibilidade dos dados e informações propiciadas pela ferramenta contribuem para a divulgação do patrimônio arquitetônico, facilitando as ações de preservação e de educação patrimonial.
Vale ressaltar que a veiculação de informações sobre o patrimônio cultural de cidades possibilita também ampliar as atividades econômicas da região através do desenvolvimento do turismo. A divulgação do patrimônio cultural é um componente essencial das políticas de gestão patrimonial e atua como um instrumento multiplicador do conhecimento.

Dada à importância da preservação da memória do patrimônio cultural, a relevância da pesquisa está na disponibilização de recursos, através de um ambiente hipermídia, que podem ser utilizados na divulgação de informações sobre o patrimônio arquitetônico de cidades. O registro, a organização e a veiculação dessas informações, através de um ambiente hipermidiático, poderão contribuir não apenas para determinada região, na manutenção de sua identidade, assim como poderá auxiliar na preservação do seu patrimônio cultural. (
Lorena Moreira)" http://www.projetolencois.ufba.r/ap_info_dc_sobre.asp?idInfo=584
CASARIOS
Chalé da Avenida Rui Barbosa
Igreja Nossa Senhora do Rosário
VEJA MAIS EM:


2 comentários:

  1. Gostei muito do seu bolg e se as pessoas tivessem consciência, os nossos patrimônios históricos culturais traziam uma renda enorme para a Cidade como a minha que é Icó-CE, tenho também um blog - se quiser me visitar o endereço é educacaohistoricapatrimonial.blogspot.com - que trata do mesmo assunto, a Educação Patrimonial.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que você pudesse visitar o meu blog e comentar o que vc acha que esta certo e errado, pois é com a juda dos outros que aprendemos, queria te dizer que saio o resultado, e o nosso projeto foi aprovado para o MOCINN 2013.

    ResponderExcluir