sexta-feira, 24 de junho de 2011

Museu para harmonia social

                Em 2010, o Ministério da Cultura lançou o tema: "Museu para harmonia social" para a semana nacional de museus.”, entendendo o museu como um local que divulga e preserva as diferentes culturas, além de ser também um espaço de lazer e convivência entre os diferentes.
Espaço organizado para o cinema (Diferenças - Turma do Cocoricó)


                Pensando por esta linha, o museu de Batatais traz a exposição “Antigo e Diferente” em que apresenta peças criadas em diferentes contextos históricos para atender à necessidades semelhantes, propondo um comparativo de épocas e povos.



A primeira parte da ação educativa é assistir a um filme do Cocoricó que fala sobre um amigo do Júlio que é cego e escreve em Braile.










Embaixo do tapete foram colocadas imagens de peças que compõem o acervo do museu, e neste momento os alunos estão tentando identificá-las e relacioná-las com os dias atuais.


                A idéia principal é focar em poucas peças que possam realmente gerar uma reflexão sobre as mudanças do tempo e a valorização de cada época.
Atividade de ligar os objetos similares

                Além da exposição, o museu ofereceu um conjunto de atividades relacionadas ao tema, proporcionando uma maior permanência em contato com a história e a convivência no espaço da Estação Cultura.

As peças que mais marcaram foram desenhadas pelos alunos 
Outra experiência inesquecível, foi escrever o nome na velha máquina de escrever

Outras crianças reproduziram as peças mais curiosas em miniatura de massinha





                Tivemos  uma pequena seção de cinema, jogos, brincadeiras, oficinas de arte e atividades recreativas na praça da estação, todas relacionadas ao tema da harmonia social e o respeito às diferenças.
Turma da escola Célia Bueno


              

Um comentário:

  1. É muito importante como as escolas vem educando os seu alunos, pois desde a infancia nos alunos já devemos ter em mente o que é preservar, o que é cuidar do que é nosso por direito se quiserem visitar o nosso blog estár ai o nosso enderenço "http://educacaohistoricapatrimonial.blogspot.com.br/", será um prezer ter sua visita e até mesmo um comentario falando o que pensa do meu blog.

    ResponderExcluir