Follow by Email

sábado, 30 de abril de 2011

Ação Educativa: NUMISMÁTICA

Entre as comemorações dos 50 anos do Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis em 2007, realizamos uma palestra e ação educativa sobre a história do dinheiro no Brasil e a prática da coleção.

 UM POUCO DE HISTÓRIA

Quando não havia dinheiro a forma encontrada para se obter um produto era através da troca do que possuía em excesso...
assim como nas trocas que as crianças fazem...
Entre os produtos de troca os mais aceitos estevam o gado e o sal...
e daí vem a palavra salário.


No Brasil, os produtos de troca foram: pau brasil, búzios, açucar, cacau, tabaco e pano.

O problema era que estes produtos eram difíceis de serem fracionados e guardados...daí transferiram o valor para o metal que era raro, de fácil transporte, e podia ser fracionado.
Moeda de cobre ou bronze em formato de pele de animal circulou na Grécia, lembrando o gado que valia como produto de troca.



 As primeiras moedas de ouro e prata representavam o valor real do material...


posteriormente surgiu o papel moeda como comprovante do valor representado.




Alunos da Escola Célia Bueno conhecendo a coleção de
 cédulas e moedas do museu






Após a palestra, os alunos responderam as questões:

1) Antes de existir a moeda, como os homens compravam os produtos que precisavam?
___________________________________________________________________
2) Assinale os produtos que serviam como moeda no Brasil:
(  ) café              (  ) pau-brasil             (  ) galinha                  (  ) peixe
(  ) arroz             (  ) açúcar                  (  ) pano                     (  ) tabaco
(  ) leite               (  ) gado                    (  ) cacau                    (  ) feijão

3) Assinale qual lado da moeda é a EFÍGIE




4) O que é ANVERSO e REVERSO?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) O que você mais gostou de aprender sobre o dinheiro brasileiro?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

E para finalizar, cada criança levou um kit de moedas antigas para iniciar sua coleção!

Alunos da Escola Alzira Acra com os kits de moedas

Nenhum comentário:

Postar um comentário