quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Santuário da Santíssima Trindade (em Tiradentes MG)


ATIVIDADE DE TÉCNICAS RETROSPECTIVAS

Udson Lopes


Fonte de pesquisa Portal Brasil Publicado: 20/01/2015 11h53Última modificação: 20/01/2015 11h53.

CULTURA > 2015 > 01 > EDIFICAÇÕES DO SÉCULO 18 SERÃO RESTAURADAS EM TIRADENTES (MG)
Edificações do século 18 serão restauradas em Tiradentes (MG)
Preservação do patrimônio
Tombados pelo Iphan, Santuário da Santíssima Trindade, a arquitetura e estrutura será recuperados: 20/01/2015 11h53
Divulgação/Santuário da Santíssima Trindade

Igreja da Santíssima Trindade precisa de ampla reforma, em razão de danos estruturais.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou a concessão de apoio não reembolsável de R$ 4,75 milhões à Paróquia de Santo Antônio, de Tiradentes (MG). O montante será usado para restauro do Santuário da Santíssima Trindade e das Capelas dos Cinco Passos da Paixão de Cristo. O Banco é o principal apoiador do patrimônio histórico, arquitetônico e arqueológico do País, através do seu Regulamento para o Apoio a Projetos de Preservação e Revitalização do Patrimônio Cultural Brasileiro.
O recurso compreende a restauração arquitetônica dos elementos artísticos e estruturais da igreja, bem como a conservação e restauração dos bens móveis e integrados das capelas. Desde 1938, o santuário e os Cinco Passos são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Santuário foi inaugurado em 1776 como uma capela, na parte alta de Tiradentes, a Igreja da Santíssima Trindade incorporou, ao longo dos anos, elementos à estrutura original. Hoje conta com duas sacristias, sala de milagres (ex-votos), secretaria, instalações dos romeiros, chafarizes, bebedouro e loja de artigos religiosos.Reconhecida como santuário nos anos 60 do século passado, a igreja abriga o único exemplar de uma das mais importantes imagens de Deus Pai com trajes papais.
Identificação de patologias:
Atualmente, precisa de ampla reforma, em razão de danos estruturais,  infiltrações,  mofo em quase toda a fachada , trincas e fissuras em vários locais diferentes.

Nessa imagem e visível a infiltração nas paredes.
          

  



Nessas imagens são visíveis as trincas.
Como acompanhamos as imagens existe muita degradação física, ataque de insetos que se alimentam da celulose da madeira, infiltrações de água da chuva, deslocamento das estruturas de madeiras, oxidação de pregos, sujeira, desgaste e alterações cromáticas nas pinturas. Outro problema e a ação do tempo, é uma obra de mais de um século, fez com que  ela se deteriorara muitas vezes a temperatura ajuda para a proliferação biológica, assim como na ocorrência de fissuras na edificação. Nota-se a alta taxa de umidade, alterando as cores na própria fachada.
Proposta de soluções para os danos causados:
Para solucionar os problemas identificados na edificação deve-se pensar em algo reversível, nota-se a necessário evitar a infiltração que pode promover a proliferação de fungos e bactérias que estão deteriorando a pintura, terá que identificar de onde esta surgindo tanta umidade na construção e utilizar impermeabilizante, e se for no telhado pode ser colocada uma manta aluminada e de polietileno, possuindo a função de proteger o forro a laje e o ambiente de baixo. Verificar a estrutura e reforçar se necessário a estrutura, pois apresenta enorme trinca aparentemente nos pilares.
O projeto, com prazo de 24 meses para implantação, também prevê intervenções nas instalações elétricas, nas condições de acessibilidade e nos sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, de prevenção e combate a incêndios e de segurança eletrônica.
A restauração é necessária para a sobrevivência dos monumentos: Tiradentes é uma das principais beneficiárias do apoio do BNDES à preservação do patrimônio histórico nacional, devido à importância de seu conjunto arquitetônico no contexto de Minas Gerais e do Brasil. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário