sábado, 1 de janeiro de 2011

Evento na Estação Cultura de Batatais

                Neste mês de Janeiro a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado irá promover uma bela exposição sobre o ofício feminino passado por gerações.
                Estou falando da exposição “Mãos que trabalham, artes e ofícios femininos”, que irá mostrar a trajetória da mulher na arte do bordado, costura e demais ofícios manuais que contribuíram para sua inserção no mercado de trabalho e na sociedade.
                Em São Paulo, no final do século XIX e início do século XX, aumentou a presença das mulheres nos trabalhos de costura, bordado, flores e chapéus, descrevendo tratar-se de ocupações difundidas e que tinham a seu favor o treinamento adquirido desde a infância.
                A partir da década de 20, a urbanização e a industrialização, que se encontram em plena efervescência, reforçam e valorizam os cuidados com a aparência e com o vestuário. Esse conjunto de mudanças, que contribuiu para maior difusão dos ofícios de agulha, representou para as camadas populares uma maior possibilidade de inserção no mundo do trabalho.
                Em Batatais, podemos destacar a instalação da Fábrica de Fiação e Tecelagem Jafet na década de 1920 e o ensino de corte e costura no Curso Prático de Ensino Profissional a partir de 1950, na escola industrial. Além disso temos inúmeras costureiras e bordadeiras autônomas na cidade, sem falar em nossa tradição em confecção.

SERÁ UMA BELA EXPOSIÇÃO DE 14 DE JANEIRO A 11 DE FEVEREIRO
ABERTURA: dia 14 de Janeiro de 2011
HORÁRIO: 20:00 horas

Um comentário: